Uma das grandes preocupações da atualidade, sem dúvidas, é a segurança. Além de índices de criminalidade que não param de crescer, somos expostos diariamente a  situações que comprometem nosso bem-estar e tranquilidade. Com isso, serviços de segurança privada, monitoramento e vigilância têm se tornado cada vez mais importantes em todo o país.

Com o objetivo de garantir a integridade física de pessoas e do patrimônio como um todo, a segurança privada contempla uma gama de serviços e soluções, como câmeras, controle de acesso, vigilantes, análise de áreas de risco, atuação profissional, treinamento para as situações de emergência, dentre outros.

As áreas de monitoramento e vigilância desempenham um papel fundamental, já que funcionam 24 horas e permitem identificar, prevenir ameaças e evitar situações antes que elas aconteçam. 

Como funciona o monitoramento e vigilância

As soluções de segurança englobam um pacote completo de serviços de monitoramento e vigilância, que garantem máxima proteção para as partes envolvidas – residências, empresas, estabelecimentos comerciais, eventos promocionais (exposições e feiras), esportivos e culturais.

Enquanto as centrais de monitoramento acompanham a rotina do cliente 24 horas por dia, com o apoio de uma equipe altamente capacitada e conectada a alarmes, câmeras, reporte automático e muito mais, os serviços de vigilância foram criados para promover a segurança de bens e pessoas, reduzindo os riscos e perdas. 

Em outras palavras, é um serviço personalizado no qual o profissional vigia e atua em prol da proteção. Isso significa que em caso de qualquer sinal de risco, identificado pela central de monitoramento, os vigilantes são informados e, em caso de necessidade, uma equipe pode ser designada para resolver a situação. 

Para garantir a eficiência, é fundamental contar com profissionais capacitados e experientes. Afinal, eles são preparados para atender chamados e ocorrências imediatamente, permitindo que as situações sejam resolvidas de forma mais rápida.

Por que contratar esses serviços

Sem dúvida os serviços de segurança privada deixaram de ser exclusividade de grandes bancos ou milionários, passando a ter importância e ser uma necessidade também de empresas particulares, comércios, condomínios e sociedade em geral. 

Com a evolução da tecnologia, no entanto, o acesso às câmeras e outros equipamentos se tornou muito mais fácil, o que faz com que as pessoas optem por esse caminho na maioria das vezes e deixem de lado sistemas e serviços de segurança privada. O problema é que a simples presença desses fatores não é garantia de segurança e pode até deixar o local mais vulnerável.

Isso porque, ainda que existam novas possibilidades no mercado, é a gestão correta, aliada a presença de profissionais qualificados e planos de ação preventivos, que fazem a diferença no dia a dia. A possibilidade de ação imediata também é um fator a ser levado em conta.

Além disso, é importante notar que a presença de uma equipe profissional especializada é a melhor forma de inibir possíveis ações e fraudes, já que as pessoas pensarão duas vezes antes de entrar ou invadir um local com monitoramento 24 horas e time de vigilância. 

As câmeras podem desempenhar um papel importante no sistema, mas elas são apenas uma pequena parte de algo muito maior. Assim, serviços completos, que foquem em monitoramento e vigilância, são fundamentais para garantir a segurança, o bem-estar e a tranquilidade de colaboradores e familiares.