Nos últimos anos, os acidentes de trabalho cresceram de maneira exponencial. Nas indústrias, isso é algo bastante comum. Isso comprova a importância da prevenção da segurança no chão de fábrica. Hoje, iremos mostrar 3 falhas comuns na segurança do trabalho, que você enquanto empresário, deve ficar atento.

Geralmente, os acidentes ocorrem como consequência de uma sequência de erros, porém mesmo aqueles mais leves podem ser evitados com atenção aos detalhes.

Falha 1: a segurança efetiva não é estimulada

A cultura de segurança deve ser estimulada sempre dentro de uma empresa. Quando isso ocorre, os colaboradores incentivam práticas benéficas de um modo natural e automático, criando hábitos bem mais saudáveis e seguros.

A cultura desenvolve os colaboradores a partir de treinamentos e campanhas efetivas de conscientização, que asseguram o preparo de todos eles para operar equipamentos necessários à sua função, como, por exemplo, saber acionar os times de manutenção, conhecer funções e responsabilidades.

Falha 2: a ausência da tecnologia como aliada ao trabalho

A automação industrial é fundamental. Ela inclui sistemas lógicos de segurança que fazem o monitoramento efetivo dos riscos de acidentes, tanto em máquinas, como também em todo o ambiente de trabalho.

Dessa forma, isso é algo que facilita bastante o dia a dia dos colaboradores, além, é claro, de dar o primeiro passo para ser uma indústria totalmente atualizada.

A automação industrial permite a identificação de quantas vezes o sistema de segurança é acionado, além de diagnosticar se o equipamento continua seguro. Ela também faz identificação precisa das paradas de emergência e corta potências existentes. Tanto a energia elétrica, quanto a hidráulica e a pneumática.

Falha 3: a falta do uso dos EPIs

As indústrias esquecem de priorizar o uso de EPIs para as atividades que demandam mais atenção e acontecem dentro do chão de fábrica. Saiba que o uso correto dos EPIs é a medida preventiva mais eficaz, no intuito de tornar o local de trabalho mais seguro.

Com a utilização, a empresa consegue reduzir de maneira considerável a taxa de acidentes de trabalho. Isso significa um crescimento grande e uma produtividade efetiva para a indústria, ao mesmo tempo que proporciona qualidade de vida aos colaboradores.

Empresário, fique atento a essas falhas que podem ocorrer na sua indústria. É importante que você busque sanar todas elas. Dentro da empresa, busque estimular o empenho dos funcionários e se for preciso, crie uma cartilha especializada com o objetivo de deixar todos conscientes do que devem fazer.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog. Em breve, iremos disponibilizar novos conteúdos. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o Grupo Conservo. A nossa equipe está empenhada em te ajudar!