Manter o ambiente limpo é uma das tarefas mais complexas e importantes em uma indústria. Uma vez que a higienização precisa ser realizada com eficiência e em pouco tempo, a limpeza a vapor vem se destacando no mercado por ser uma alternativa mais higiênica, econômica e ecologicamente correta.

Mas como a limpeza a vapor funciona? Onde ela pode ser aplicada e quais são os cuidados em sua utilização? 

Neste artigo iremos esclarecer as principais dúvidas sobre esse modelo de limpeza. Continue a leitura!

Como a limpeza a vapor funciona?

A ação da limpeza a vapor é influenciada por quatro fatores: temperatura, ação química, tempo de ação e ação mecânica. Para que a higienização seja eficaz, é necessário que esses fatores estejam em equilíbrio, ou seja, na deficiência ou falta de um dos fatores, outros devem compensar.

Para realizá-la, é utilizado um instrumento chamado vaporizador. Os vaporizadores são excelentes ferramentas para auxiliar na limpeza, podendo eliminar ácaros, germes, mofos e fungos. Ela elimina até 99.99% das bactérias, proporcionando um efeito antimicrobiano, sem utilização de produtos químicos. 

Com equipamentos de limpeza com vapor, é possível reduzir consideravelmente o tempo de ação e a ação química.  Isso porque a pressão é o que “desprende” a sujeira da superfície, enquanto a temperatura garante que o equipamento funcione.

Por isso, é necessário que a temperatura e a pressão sejam adequadas. Assim, quanto maior a pressão do equipamento, maior sua eficiência de limpeza e consequentemente, menor será o tempo de serviço. 

Benefícios da limpeza a vapor:

Ela é ecológica, sem a necessidade de químicos para garantir sua eficiência. 

A limpeza a vapor é uma das mais ecológicas e sustentáveis que existem, uma vez que, não necessita de nenhum tipo de produto químico, somente o vapor para deixar as superfícies limpas. Além de economizar água. Com apenas um litro de água é possível gerar cerca de 20x a quantidade de vapor, o suficiente para limpar um pequeno apartamento.

Ela é econômica.

Além da economia de água, a limpeza a vapor também é econômica do ponto de vista energético, ao contrário do que pode parecer. Isso porque as máquinas vaporizadoras só consomem energia no momento de aquecimento da água.

Outro ponto importante é que, com esse modelo de limpeza, não há gastos com desinfetantes, multiusos e qualquer outro tipo de produto de limpeza, uma vez que o vapor limpa e desinfeta tudo por conta própria, reduzindo significativamente também o tempo de trabalho e os custos. 

É versátil e pode ser usada em qualquer ambiente da casa.

Dos banheiros à cozinha, passando pelos quartos, sala e quintal. Esse modelo de limpeza é adequado para qualquer ambiente e superfícies como, pisos, móveis, estofados, e cortinas, revestimentos de parede, louças e metais do banheiro, janelas e vidros, roupas, tapetes, entre outros. 

Entretanto, é fundamental conhecer todas as suas instruções de manuseio antes de usá-lo em uma área específica pela primeira vez. Isso porque, apesar de toda versatilidade, existem alguns materiais que não podem receber esse tipo de limpeza, como é o caso de revestimentos de papel e papelão; paredes com papel de parede, paredes que receberam pintura com tinta à base de água, tecidos finos e delicados como seda, pisos com camadas de verniz, óleo ou cera, pisos de concreto, cimento ou pedra natural, como mármore e granito e móveis de madeira, MDF ou MDP. 

Outro ponto de extrema importância a ser levado em consideração é que, equipamentos de limpeza com vapor não devem ser utilizados em superfícies previamente tratadas com hipoclorito de sódio (Água Sanitária, Lixívia, Cândida, etc.), nem tampouco utilizar essa substância no tanque de água limpa ou detergente dos equipamentos, pois a temperatura elevada faz com que o Hipoclorito de Sódio se degrade em gás cloro, que é tóxico para humanos, animais e plantas.

Máquina de limpeza a vapor: onde comprar? 

Existem dois modelos principais de limpadores a vapor: os portáteis e verticais e os de vapor frio e de vapor quente.

Os preços dos limpadores vão variar de acordo com o modelo escolhido. De modo geral, os limpadores a vapor portáteis e frios tendem a ser mais baratos do que os verticais e de vapor quente.

Além disso, a capacidade do reservatório de água, a voltagem elétrica e, sobretudo, a marca do aparelho também são fatores que influenciam no preço. Por isso, invista em um modelo com bom custo benefício, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais caro, afinal, esse não é um produto que será descartado em pouco tempo, pelo contrário, a ideia é que fique com você por anos.

Neste sentido, vale muito a pena fazer uma boa pesquisa de preços antes de tomar a decisão de compra.O Grupo Conservo oferece ao mercado as melhores soluções em conservação e limpeza. Disponibilizamos para os nossos clientes os serviços de limpeza personalizados de acordo com as demandas de cada empresa. Conheça nossos serviços.”