Para manter a segurança de locais privados, diversas empresas investem em profissionais terceirizados.

Uma das principais funções realizadas pelos agentes de segurança patrimonial é o controle de ronda. Ela permite que o profissional consiga inspecionar, monitorar e gerenciar as ações daquele local. Assim, é possível prevenir furtos, roubos e conseguir tomar ações de emergência. 

O que é o sistema de controle de ronda

O controle de ronda é uma atividade implementada no cotidiano de um profissional de segurança, para melhorar a gestão do trabalho e apresentar resultados positivos para a empresa contratante.

No controle de ronda, o vigia realiza o monitoramento de pessoas e também de ações. Esse monitoramento pode ser por vias físicas ou por vias tecnológicas, por meio de câmeras, por exemplo.

Muitas pessoas associam o controle de ronda com vistorias e inspeções e, de fato, a atividade pode sim ser aliada dessas ações. O maior objetivo do controle de ronda é garantir que o local está seguro e que nenhum acidente ou furto grave irá acontecer.

As principais característicos do controle de ronda

A atividade de controle de ronda possui diversas características que são únicas e úteis para uma empresa.

Além disso, elas fazem parte do protocolo de segurança que o vigia precisa seguir. Confira abaixo quais são: 

  • O controle de ronda acompanha e conduz de maneira estratégica as rondas que o profissional de segurança faz. 
  • É por ela que o profissional registra os pontos que foram visitados e falhas de segurança que ele percebeu e foram corrigidas.
  • Realizar um controle de ronda efetivo, significa alinhar com os profissionais de segurança situações e problemas da ronda feita anteriormente.
  • Os profissionais de segurança que realizam a ronda precisam compreender que é muito importante estar atento aos riscos.
  • Geralmente o controle de ronda é realizado por meio de um cronograma que a empresa que contratou os profissionais realiza e monitora. 

Ronda eletrônica 

O agente de segurança que realiza rondas, pode otimizar o seu trabalho utilizando ferramentas da tecnologia e uma delas é a ronda eletrônica. Elas agilizam as atividades do trabalho e são feitas para aumentar a produtividade do profissional de segurança.

A ronda eletrônica é feita por meio de uma ferramenta moderna que permite diversas interações com o profissional, além de fazer com que aumente a capacidade do vigia de trabalhar de maneira segura.  A ferramenta possui leitores digitais de D, GPS, GPRS, SMS, GSM e RFID e interação com softwares que emitem alarme.

Quais profissionais podem fazer a ronda

É muito importante compreender quais são os profissionais terceirizados adequados para atuar no controle de ronda. 

Vigias e vigilantes são os profissionais responsáveis por realizar as rondas e verificar qual horário os agentes estão chegando para atuar na próxima ronda. Existem diversas irregularidades em algumas atividades e, por exemplo, um porteiro não pode realizar uma ronda, e sim profissionais que estão capacitados para atuar nesta atividade. 

Os profissionais que trabalham na fiscalização das rondas, atuam verificando o registro de rondas e situações que ocorreram em cada ronda. O seu principal papel é confirmar que o local está seguro e que a ronda foi feita de maneira correta.

Conheça o Grupo CONSERVO

O Grupo CONSERVO atua no mercado há mais de 40 anos e é especializada em oferecer mão de obra qualificada. 

Nós oferecemos profissionais de segurança que são capacitados para operar ambientes privados. Além disso, o Grupo CONSERVO atua oferecendo um kit de ronda eletrônica, ultra tecnológico. 

Entenda mais sobre o sistema de controle de ronda, entrando em contato com o profissional CONSERVO, Coordenador da Vigilância, Ricardo Melo (31) 98250-0734 .

Realize um orçamento conosco e torne-se um cliente CONSERVO.

Faça parte desta família!