As mãos e os pés são as partes do corpo que mais sofrem com acidentes em um ambiente de trabalho. Por isso, o uso dos EPIs é fundamental nas atividades que oferecem um alto risco de acidentes. A partir daí elaboramos esse artigo que fala especificamente sobre a importância da proteção para as mãos.

Segundo informações divulgadas pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, aproximadamente 30% dos acidentes no ambiente profissional atingem as mãos. Se os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fossem usados da forma correta, provavelmente boa parte desses acidentes poderiam ser evitados.

Dessa forma, o melhor caminho sempre é a prevenção! Por isso é importante zelar pela segurança no trabalho.

Os tipos de acidentes no trabalho

Em síntese, existem dois tipos de acidentes no ambiente profissional. São eles: o acidente de trabalho e o de trajeto. É importante que no acidente de trabalho o colaborador compreenda os riscos e reconheça a importância de utilizar os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e os EPIs específicos para o desempenho de cada uma das atividades.

Já no acidente de trajeto, existem aqueles equipamentos de segurança específicos. Em relação aos acidentes que podem acontecer sem a devida proteção para as mãos, podemos listar: contusões, cortes, choques, ferimentos, mutilações, queimaduras, fraturas, perfurações, entre outros. Isso é o que pode acontecer com as suas mãos, se elas não estiverem bem protegidas durante atividades mais pesadas.

Medidas que auxiliam a proteção para as mãos

Um dos principais EPIs do mercado que auxilia a proteção para as mãos é a luva. É importante que ela seja um importante complemento profissional para o colaborador, sobretudo em funções que exigem a sua utilização.

Porém, não são só as luvas que estimulam a proteção para as mãos. Existem outros EPIs bem interessantes e eficientes, de acordo com a Norma Regulamentadora número 6 (NR 6). Podemos citar como exemplos, as dedeiras e os cremes protetores.

As dedeiras ajudam a proteger os dedos contra os agentes escoriantes e abrasivos. A indicação desse tipo de EPI é feita para funções de pouco risco e que demandam proteção para toda a área da mão, ou seja, somente para os dedos que irão desempenhar determinada atividade.

Por sua vez, os cremes protetores também são excelentes para quem quer proporcionar proteção para as mãos. Eles são conhecidos como luvas químicas e ajudam diretamente a manter as mãos e os membros superiores dos colaboradores muito bem protegidos.

Proteja as suas mãos e trabalhe com segurança

Agora que você já sabe o quanto é importante zelar pela proteção das mãos, chegou a hora de estimular esse hábito. Com isso, você conseguirá se manter muito bem protegido no ambiente de trabalho.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o blog do Grupo Conservo e conheça outras dicas que podem ser fundamentais para você, em termos profissionais! Aproveite os nossos conteúdos!