Você sabia que a limpeza em academias pode ser um diferencial competitivo? Por ser um ambiente onde há inúmeros atletas todos os dias, a higienização do local deve ser uma preocupação frequente, principalmente quando se trata da limpeza dos aparelhos, essa, precisa ser feita com muita constância, afinal são utilizados por diversas pessoas em um curto espaço de tempo.

Importância da limpeza na academia

É fundamental que os gestores e administradores de academias estejam sempre atentos à limpeza da academia. Isso porque com a academia limpa, os riscos de receber alguma multa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diminuem. 

A Anvisa é o órgão responsável por criar normas e regulamentos para todas as atividades no País, além de também ser responsável pelo controle e fiscalização sanitária. 

Caso as normas estipuladas por ela não estejam sendo cumpridas, o estabelecimento é notificado e precisa fazer as modificações apontadas. Se as modificações não forem realizadas, a academia pode ser multada e até mesmo impedida de funcionar.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como otimizar a limpeza de sua academia e não ter nenhum problema com a Anvisa! 

Crie um cronograma de limpeza

Para que a limpeza da academia seja otimizada, é fundamental existir um cronograma para que a equipe se organize e assim, consiga limpar todos os cantos da academia.  

Nesse cronograma, você pode colocar, por exemplo, os horários separados para cada tarefa que será aplicada no ambiente, desde equipamentos, passando pelos banheiros, salas de ginástica, escritórios etc.

Ele pode ser feito diariamente, semanalmente ou até mesmo mensalmente. O ideal é fazer uma limpeza mais básica no dia a dia e uma higienização mais pesada uma vez por mês. Sem se esquecer, é claro, dos locais em que a limpeza deve ser realizada com uma frequência maior. Como é o caso de bicicletas, esteiras e colchonetes. 

Disponibilize materiais de higiene para os alunos

Disponibilizar materiais de higiene como álcool em gel e papéis toalha para os alunos é uma boa dica, para facilitar a limpeza e também conservar o ambiente. Além disso, esses utensílios poderão servir para a higienização dos próprios alunos. 

Trabalhe com as melhores marcas

Não economize na limpeza! A conservação dos equipamentos da academia depende dos materiais utilizados. Por isso é essencial trabalhar com boas marcas de materiais de limpeza. 

Por se tratar de aparelhos cujo uso é coletivo, uma boa dica é usar produtos neutros. Isso porque além de ajudar a não danificar a superfície dos equipamentos, eles também impedem que o ambiente fique com cheiro forte e cause irritação em alguns alunos. 

Contrate uma equipe especializada

Existem duas possibilidades na limpeza de academias: admitir funcionários para cuidar do serviço internamente ou contratar uma empresa de terceirização.

Contratar uma empresa terceirizada é a melhor opção, principalmente se for uma grande rede de academias. 

Em uma empresa prestadora de serviços, os funcionários são capacitados e muito experientes, além de que, constantemente recebem treinamentos para realizar uma desinfecção e esterilização mais efetiva e sem falhas,  garantindo assim, que todas as recomendações da Anvisa sejam cumpridas. 

Além disso, uma academia limpa e organizada contribui para o bem estar de todos que frequentam aquele ambiente, e isso é levado muito a sério por todos os clientes. Por isso, quanto mais investir em na limpeza e conservação da sua academia, mais bem vista ela será. Isso porque as pessoas amam estar em ambientes em que se sentem confortáveis. 

E se caso você estiver pensando melhorar a limpeza da sua academia, entre em contato conosco. Oferecemos serviço completo de limpeza pós obra ágil e eficiente que atende sua necessidade. 

Esse conteúdo foi útil? Aproveite a visita e confira outros assuntos semelhantes em nosso blog