Você sabe o que é PDI? A abreviação significa Plano de Desenvolvimento Individual. Esse planejamento pode ser elaborado pelo colaborador individualmente, ou em conjunto com a empresa.

O grande objetivo da elaboração desse plano é o desenvolvimento e capacitação profissional dos funcionários de uma organização. Além de prover uma ferramenta eficiente de gestão de pessoas.

Se você deseja saber o que é PDI, qual a sua importância e como elaborar, continue no texto que iremos sanar as suas dúvidas!

O que é PDI

O Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI, para abreviar, é o resultado de uma análise detalhada de um colaborador. Nesse planejamento é identificado as necessidades de capacitação que um funcionário apresenta para assumir determinado cargo ou função.

Este documento é uma boa forma das empresas mapearem as habilidades e dificuldades de seu time e conseguir elaborar métodos para aperfeiçoá-lo.

O PDI deve estar sempre alinhado ao plano de carreira, afinal, o grande objetivo é ajudar o colaborador a alcançar as suas metas profissionais. 

Além desse propósito, o PDI também pode ser utilizado como uma ferramenta para expor falhas e inconformidades em processos e a partir daí viabilizar a correção das mesmas

Vamos saber um pouco mais sobre a importância do PDI.

Qual é a importância do PDI

Você como gestor sabe melhor do que ninguém que o sucesso da sua empresa está diretamente ligado à qualificação e produtividade da sua equipe, não é mesmo?

Sendo assim, o plano de desenvolvimento individual é o instrumento mais assertivo para mapear quais competências os seus colaboradores precisam aprimorar para entregar o melhor resultado.

Além disso, é uma forma eficaz de preparar os seus funcionários para trocas de cargo ou função, situações que geralmente causam muito nervosismo e impactam na qualidade do trabalho.

Outra grande importância do PDI para as empresas, é que ele complementa a avaliação de desempenho. Assim, você tem uma visão clara de como está a performance do seu time, se está atendendo às expectativas ou se precisa melhorar.

Bom, com tantas vantagens em adotar o PDI na sua empresa, você deve estar se perguntando: como elaborar esse plano? Descobriremos a seguir. 

Como fazer um PDI

A elaboração deste plano pode variar de uma empresa para a outra, mas existem algumas etapas fundamentais. O ponto de partida é determinar o propósito do plano, como qual necessidade da empresa neste momento.

O segundo passo é identificar as habilidades a serem desenvolvidas, como trabalho em equipe, liderança, etc. Em seguida, realize um raio X do colaborador, elencando seus pontos fortes e fracos.

Agora que você já consegue identificar as necessidades de capacitação é só traduzir isso em objetivos e traçar metas para atingi-los. 

Um exemplo é o seu colaborador assumir um cargo de gestão de facilities, mas para isso precisa desenvolver as suas habilidades de comunicação. Como ele irá fazer isso? A partir de cursos, treinamentos de equipe, workshops e outras metodologias.

Gostou de saber o que é PDI? Se deseja se aprofundar mais sobre o assunto, leia o nosso artigo sobre gestão de equipe eficiente!