Existem várias opções de equipamentos que são fundamentais para a segurança no trabalho. O uso vai ser compatível com o nível de perigo que o trabalhador é exposto. Independentemente da situação, utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), é algo de suma importância.

A utilização deve ser feita com o intuito de proteger a integridade física e resguardar a sanidade do colaborador. Com o passar dos anos, a variedade de EPIs vai aumentando, conforme o avanço da tecnologia.

Neste artigo, iremos apresentar algumas opções que podem ser interessantes e compatíveis com o tipo de serviço que o seu colaborador executa.

Os capacetes

Os capacetes são equipamentos bastante tradicionais e são uma excelente proteção para a região da cabeça. Eles são utilizados em áreas cobertas e descobertas.

Normalmente, os capacetes protegem o trabalhador da queda de objetos ou pancadas diretamente na cabeça.

Alguns deles possuem viseira e um arco voltaico. Em síntese, esses tipos garantem uma proteção efetiva aos olhos, contra faíscas de soldagem, cavacos de tornearia e usinagem, correntes elétricas ou alta iluminação.

As máscaras

Também é um tipo de EPI bastante utilizado por colaboradores de diversos segmentos, sobretudo na área industrial. Dessa forma, o uso é fundamental para a realização da filtragem do ar, gases poluentes e outros elementos que podem gerar uma contaminação.

A fabricação desses equipamentos pode ser feita por meio de vários tipos de materiais como, por exemplo, o TNT e outros tecidos.

Os modelos podem variar entre barreiras filtrantes com alças e filtros químicos e respiradores em concha ou semifaciais.

Os protetores auriculares

Os abafadores de ruídos e tampões de ouvidos entram na categoria de protetores auriculares. Eles são fundamentais para quem trabalha em indústrias com maquinário de som forte.

Os fatores que mais prejudicam o trabalhador em um serviço insalubre são os ruídos muito altos. Porém, as consequências aparecerão após muitos anos de exposição a máquinas, motores e outros agentes causadores do problema.

Os tipos de protetores variam conforme o tipo. Podem ser do tipo concha, plug ou conjugado com o capacete e viseira.

As botas

As botas são um tipo de calçado adequado para proteger o trabalhador contra derrapagens em ambientes molhados e escorregadios. Logo, as que possuem biqueira de aço protegem os pés da queda de peças ou ferramentas pesadas.

As luvas

Em suma, existem vários tipos de luvas. Elas variam de acordo com os riscos contra os quais o colaborador precisa ser protegido. Existem as que se alongam da mão até o topo do braço e as mais curtas, que protegem apenas as mãos e o pulso.

Viu como os EPIs são fundamentais? Os equipamentos proporcionam diretamente uma segurança no ambiente do trabalho, independentemente do segmento. Sobretudo, se for um serviço insalubre ou de risco.

Portanto, todo empresário deve se certificar de deixar os seus colaboradores bem protegidos de qualquer acidente que possa ocorrer.

Continue acompanhando o nosso blog. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!