O porteiro é uma figura central dentro de um sistema efetivo de segurança em um condomínio. Normalmente ele é quem fica encarregado por cuidar da proteção do local e dos moradores. Além disso, muitas vezes, ele também acaba se tornando o responsável por tarefas importantes do dia a dia. Dessa forma, a contratação de um porteiro exige bastante cuidado.

Cabe ao síndico ou qualquer outra pessoa responsável pelas contratações, garantir que o funcionário contratado seja de confiança e possui o perfil adequado para exercer suas funções.

Porém, encontrar um bom porteiro é algo que exige bastante atenção. Por isso, no artigo iremos dar três dicas valiosas de como você pode encontrar um profissional competente e inteiramente confiável.

1 – Faça a divulgação correta das vagas

O processo de divulgação da vaga é uma etapa fundamental para você que pensa em contratar um porteiro para o seu condomínio. Quanto maior o número de candidatos qualificados recrutados, maiores as opções e maiores as chances de conseguir alguém que seja qualificado e preencha todos os requisitos exigidos.

É fundamental divulgar as vagas nos canais adequados. Aí você pode se perguntar: quais são os canais adequados, afinal? Existem sites especializados, além de jornais de grande circulação que são focados na divulgação de vagas para esse perfil de mão de obra.

Outra opção interessante é divulgar as vagas no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) próximo ao local de prestação de serviços. Além disso, não se esqueça de divulgar a vaga para conhecidos. Uma indicação de confiança é bastante bem-vinda, porém não deve impedir que as checagens sejam feitas.

2 – Faça a análise da experiência e dos antecedentes do candidato

Também é fundamental você fazer uma análise precisa da experiência e dos antecedentes dos candidatos. Dessa forma, faça a checagem prévia do currículo, certifique-se que o profissional já tenha trabalhado como porteiro antes, saiba como foi o seu desempenho e quanto tempo ele permaneceu na função.

Peça a carteira de trabalho do porteiro e veja a estabilidade de trabalho nos diversos empregos anteriores. Pergunte a ele quais foram os motivos da saída dos últimos empregos.

A alta rotatividade de emprego pode ser um indicativo negativo para a contratação do porteiro.

3 – Conduza uma boa entrevista

É preciso ter muita calma e atenção para chegar a decisão de contratar ou não um empresário. Por isso, faça tudo com atenção e com bastante critério, para que você não se arrependa depois da decisão.

Para que a decisão seja certeira, é importante fazer uma boa entrevista. Isso só será possível a partir de um planejamento bem feito. Então, faça a análise do currículo e os testes realizados e busque verificar quais os pontos merecem uma atenção especial e quais as perguntas serão feitas.

Anotou as dicas? A contratação de um porteiro deve seguir alguns critérios. É fundamental você seguir tudo da maneira correta. Temos outro artigo que pode ser útil. Ele explica a diferença entre porteiro e vigilante.

Continue acompanhando o nosso blog, pois em breve iremos dar novas dicas. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Nós podemos e queremos te ajudar!