O mundo está convivendo com uma pandemia de coronavírus. Muitas mortes já foram confirmadas e a cada dia novos casos aparecem.

Além do COVID-19, outra doença é bastante comum, principalmente aqui no Brasil. Trata-se da dengue.

Nos preocupamos com a sua saúde. Logo, é dever do Grupo Conservo alertar você sobre uma das doenças mais perigosas em nosso país.

A dengue

A dengue é uma doença febril causada por um vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ele se desenvolve, sobretudo, em áreas tropicais e subtropicais.

Assim como o coronavírus, muitas vezes, os sintomas do tipo mais leve da doença são confundidos com a gripe. Já a forma mais grave, denominada dengue hemorrágica, pode levar à morte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20 mil pessoas morrem por ano por conta da doença. Portanto, ficar atento é fundamental.

Sintomas da dengue

A dengue possui sintomas bem característicos. São eles:

– Forte dor de cabeça.

– Dor atrás dos olhos.

– Manchas e coceira na pele.

– Febre alta.

– Dor no corpo e nas articulações.

– Fraqueza e cansaço.

– Perda no paladar e apetite.

– Náusea, vômitos e tontura.

Processo de tratamento

Essa é uma dúvida bastante recorrente em relação à doença. Não existe um tratamento específico contra o vírus da dengue que possa combate-lo.

É necessário apenas fazer o uso de medicamentos para os sintomas da doença.

Além disso é fundamental tomar muito líquido para evitar a desidratação. Em caso de dores e febre, um medicamento antitérmico pode ser receitado, assim como o paracetamol.

Em casos específicos, a internação é necessária, justamente para hidratação endovenosa. Nos casos graves, é recomendado um tratamento em unidade de terapia intensiva.

Como ressaltamos antes, é dever do Grupo Conservo alertar você a respeito da dengue e outras doenças. Fique atento!