Manter um negócio funcionando exige uma boa gestão financeira e também operacional. Além disso, qualquer processo realizado na empresa envolve gastos, como os custos de manutenção e facilities, que tem como objetivo garantir o perfeito funcionamento das instalações e operações.

Uma boa gestão de facilities deve garantir a segurança do estabelecimento, buscar reduzir os custos e oferecer serviços como limpeza, trocas de peças, consertos, minimização de gastos com água e energia, substituição de equipamentos, entre outros. 

Mas, você sabe o que são esses custos de manutenção e facilities? Confira aqui!

O que são custos de manutenção e facilities?

O termo “facilities” diz respeito a serviços que envolvem a infraestrutura de um estabelecimento. Para isso, existem empresas especializadas que oferecem diversos tipos de serviços para outras empresas por meio de mão de obra qualificada. Ou seja, é uma terceirização de atividades que garantem o funcionamento do negócio.

Nesse sentido, os custos de manutenção e facilities são todos as despesas de serviços operacionais, como instalações de água e energia, limpeza, conservação e higienização, recursos tecnológicos, manutenção de equipamentos, vigilância, reparação, conserto, jardinagem, substituição de equipamentos, entre outros.

Embora possa-se pensar que são custos não essenciais, as operações e instalações de uma empresa são o que mantém o funcionamento do estabelecimento, garantindo segurança, conforto e evitando que problemas e gastos maiores ocorram. Por isso, os custos de manutenção e facilities possuem papel estratégico e fundamental na empresa.

Como identificar esses custos?

Os custos de manutenção e facilities podem ser identificados de forma categórica, como: custos diretos, custos indiretos e custos induzidos. Essa é uma maneira de analisar e organizar melhor as informações para que os profissionais e gestores entendam a necessidade da empresa. 

Veja mais sobre cada categoria:

  • Custos diretos: em geral, esses são os gastos quanto à reposição de peças, ferramentas, equipamentos, insumos, mão de obra;
  • Custos indiretos: estes estão relacionados à depreciação de equipamentos com o tempo e usabilidade, incluindo as despesas com reparação de danos e falhas;
  • Custos induzidos: já estes envolvem os impactos na operação e produtividade da empresa gerados por alguma falha ou danos na manutenção.

Custos de manutenção e facilities: como se relacionam?

Como mencionamos, há empresas especializadas em serviços de facilities que suprem diversas necessidades com manutenção de instalações. Dessa forma, a praticidade e economia em relação a esses custos estão na terceirização dessas atividades por meio dessas empresas.

Ou seja, é possível contratar empresas prestadoras de manutenção e facilities para garantir o bom funcionamento do estabelecimento e evitar que problemas maiores surjam ao longo do tempo. 

A vantagem desse tipo de contratação está justamente na possibilidade de suprir as necessidades do negócio sem ter que arcar com o processo internamente. Isto é, você não vai precisar selecionar, contratar e capacitar profissionais para isso, além de evitar burocracias trabalhistas. A empresa terceirizada é a responsável por tudo isso.

Imagine ter que contratar um profissional ou mais para cada tipo de manutenção necessária e ainda ter que gerenciar o pessoal e oferecer suporte? Ao contratar uma empresa especializada em diversos serviços, o relacionamento é de negócio para negócio e você poderá focar nas atividades principais da sua corporação.

Ficou interessado nessa estratégia? Conte com o Grupo Conservo para isso, uma empresa focada em ajudar você a reduzir os custos de manutenção e facilities de forma otimizada e segura. Entre em contato e tire suas dúvidas!