Com a pandemia do novo coronavírus, muita preocupação e incertezas de como serão os próximos meses surgiram. Nesse cenário, o emocional acaba sendo impactado por sentimentos como medo, ansiedade e frustração. Afinal, como ter cuidados com a saúde mental diante disso?

Agora que o Brasil se encontra na segunda onda do surto, cuidar do emocional se torna ainda mais importante. Afinal, há muita preocupação com os casos diários e as dúvidas com o futuro. É por isso que selecionamos aqui os principais cuidados com a saúde mental que você precisa adotar agora mesmo. Confira!

Cuidados com a saúde mental durante a pandemia

Não esqueça as medidas de prevenção

O primeiro passo de cuidados com a saúde mental é conservar a saúde física. De nada adiantaria você focar a sua mente em outras coisas se não estiver em segurança, certo? Por isso, compreenda e adote as medidas de prevenção:

  • Mantenha distância segura de outras pessoas;
  • Faça o isolamento social sempre que puder;
  • Lave as mãos com frequência;
  • Use álcool em gel;
  • Use máscara.

Busque informações confiáveis 

A quantidade de desinformação propagada durante a pandemia é grande. Isso se dá principalmente nas redes sociais. Portanto, procure sempre por informações confiáveis e caso receba algo no seu WhatsApp, por exemplo, primeiro desconfie, não compartilhe. Faça uma pesquisa e veja se a informação está correta.

Além de ajudar a compartilhar apenas o que for verídico, ainda auxilia você a manter os cuidados com a saúde mental. Já não bastam as notícias reais, imagine ter que lidar com as Fake News também? Evite ser afetado pelo o que não é verdade.

Saiba lidar com as informações 

Além de buscar informações verdadeiras, é preciso saber lidar com o que você consome. Por isso, se você está sentindo que sua saúde mental está sendo afetada, prefira:

  • Reduzir a quantidade de informações que consome sobre a doença;
  • Tirar um tempo para lazer;
  • Procurar manter o equilíbrio do seu tempo;
  • Conversar com familiares;
  • Só consumir notícias de dispositivos oficiais;
  • Desenvolver um novo hobby ou ocupar o tempo livre com reformas, decoração, etc.

Pratique atividades que você gosta

Isso é muito importante, visto que fazer algo legal é a última coisa que a gente pensa quando está preocupado. No entanto, para manter os cuidados com a saúde mental é preciso equilibrar o tempo e aproveitá-lo o máximo possível com outras coisas.

Por isso, faça atividades que você gosta: jogar videogame, ler um livro, assistir filmes e séries, cozinhar, pintar, desenhar, cuidar das plantas, etc. E se você não tem como fazer algo que gosta por causa do isolamento, experimente outras atividades.

Tire um tempo para cuidar de você

Para manter os cuidados com a saúde mental não é possível deixar de cuidar de você, certo? Aqui entram várias questões: alimentação, corpo, cuidados com a pele, com o cabelo, unhas, saúde bucal, etc. Apenas reserve um tempo para zelar por aquilo que normalmente você não zelaria. E adote isso de uma vez.

Diante desse cenário, o Grupo Conservo tem intensificado as orientações para seus colaboradores de forma a minimizar o impacto desse cenário de pandemia. 

____________________________________________

Referências

https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-epidemia-oculta-saude-mental-na-era-da-covid-19/
http://www.saude.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Cuidados-com-a-Saúde-Mental-durante-a-Pandemia-13.04.2020.pdf