Em determinadas áreas da terceirização de serviços, o uso de um completo checklist na gestão de facilities é fundamental. Todas as verificações devem ser cumpridas à risca e nada pode passar despercebido. Vamos te explicar como usá-lo da melhor maneira e sem perda de tempo. 

Checklist na gestão de facilities: área de manutenção industrial

Um completo checklist na gestão de facilities deve reunir a checagem dos seguintes itens: 

  • Temperatura dos equipamentos;
  • Nível do óleo do motor; 
  • Devido alinhamento das peças e componentes do sistema; 
  • Aquecimento anormal do maquinário; 
  • Lubrificação correta; 
  • Possíveis vibrações. 

Com uma verificação completa, é possível detectar se todo o maquinário está funcionando como deveria, evitando imprevistos desnecessários. Vale ressaltar que é fundamental seguir as orientações contidas no manual do fabricante. 

Checklist de limpeza

A terceirização de determinados serviços nas empresas é algo bastante comum. E por isso, um checklist na gestão de facilities na área da limpeza, por exemplo, também deve ser feito. Ele pode ser semanal ou quinzenal. Os itens que devem constar nele são: 

  • Limpeza frequente e higienização em todas as salas de reuniões, banheiros e cozinhas; 
  • Retirada diária do lixo de todos os ambientes; 
  • Manter todo o piso, móveis e mesas da área da recepção sempre limpos e com a devida desinfecção feita com produtos específicos.  
  • Vistoria constante nos banheiros para a manutenção da limpeza, bem como o reabastecimento de papel e outros ítens de higiene pessoal. 

É importante definir uma rotina de atividades em um checklist na gestão de facilities na área de conservação e limpeza. Afinal, esse serviço deve atender todas as necessidades do contratante. 

Checklist de segurança

Com segurança não se pode brincar, certo? E quando se trata de empresas, a questão ainda é mais séria. Veja o que deve constar em um checklist na gestão de facilities da área de segurança empresarial: 

  • Fechamento adequado de todas as janelas, portas, portões da frente e dos fundos, bem como a verificação dos mesmos;
  • Acionamento de travas, cercas elétricas, alarmes e circuitos internos, no horário determinado pela organização; 
  • Ronda de segurança em torno do local; 
  • Seguir à risca o manual de procedimentos em caso de situações de emergências, como incêndios, por exemplo. 

Esse checklist vai garantir que toda a segurança patrimonial seja feita da melhor forma. Uma dica extra é documentar todas as atividades diárias, pois isso pode resguardar a empresa terceirizada de possíveis problemas, caso aconteça algo inesperado. 

Como organizar um Checklist na gestão de facilities? 

Conheça nossas dicas sobre como organizar esse documento tão importante: 

  • Defina cada tarefa do checklist, bem como a frequência das mesmas; 
  • Treine todos os colaboradores responsáveis; 
  • Crie processos que sejam claros e que possibilitem o acompanhamento das rotinas diárias; 
  • Mantenha todos os checklists bem organizados e arquivados. 

Está vendo como um checklist na gestão de facilities é algo extremamente importante quando o assunto é terceirização de serviços?  Por isso, o Grupo Conservo  oferece a solução ideal para sua empresa ou residência. Visite o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços.