Você já ouviu falar em controlador de acesso? Sabe o que faz e qual a sua importância para uma empresa?

Neste artigo iremos explicar o que faz um controlador de acesso e entender quais os benefícios ele pode trazer para uma  empresa.

O que é um controlador de acesso?

O controlador de acesso é um profissional contratado para organizar a entrada e saída dentro de um ambiente protegido. Ele é uma das primeiras barreiras contra a criminalidade, sendo uma das bases da segurança privada e por esse motivo,a contratação desse profissional exige cuidado e atenção.

Qual é a função do controlador de acesso?

Essa atividade se concentra na parte preventiva do serviço, onde são tomadas atitudes para que a ação criminosa não ocorra. O controlador de acesso é sempre assessorado por tecnologias modernas. Além disso, ele também é responsável por encaminhar, identificar e orientar as pessoas.

Diferença entre Porteiro e Controlador de Acesso

É muito comum haver comparação entre o controlador de acesso e o porteiro. Porém existem algumas diferenças explícitas entre os dois profissionais.

A maior diferença entre essas funções é que o controlador de acesso não executa nenhuma das outras atividades do porteiro.

O controlador de acesso é responsável por toda a gestão do controle de acesso externo do prédio. Entretanto, se alguma dúvida ocorrer em relação à identificação dos visitantes, o controlador destina o visitante para o balcão da portaria, onde serão dadas as devidas instruções.

O porteiro possui funções mais administrativas dentro da portaria, não se restringindo somente às operações que são direcionadas à segurança do local.

Ambas funções possuem uma inegável relevância no local protegido, porém, para entender de fato o que faz o controlador de acesso é fundamental desvincular uma profissão da outra.

Métodos utilizados pelo controlador:

  • Controle do movimento de pessoal nas áreas aos quais o profissional é responsável;
  • Controlar a entrada e saída do público interno e externo e de veículos e visitantes, em toda a área sob sua responsabilidade;
  • Identificar e combater atividades potencialmente estranhas nos locais determinados;
  • Encaminhamento de pessoas para os lugares corretos,
  • Zelar pela qualidade dos serviços prestados e cumprir as regras determinadas pela administração.

Vantagens do controlador de acesso

Agora que já entendemos o que faz um controlador de acesso, podemos falar sobre as vantagens que tornam esse profissional tão importante para as empresas. 

  • Profissionais capacitados e treinados para proteger seu evento de receber pessoas não autorizadas. 

Na maioria dos eventos uma das grandes preocupações dos organizadores é a entrada de pessoas estranhas. O controlador de acesso, é treinado para fazer um filtro rigoroso nas pessoas que devem entrar em determinados recintos. Logo, essa será uma preocupação a menos.

  • Agilidade na localização dos visitantes

Além de confirmar a identidade do visitante, um controlador de acesso é mais ágil para indicar onde se deve estacionar, ou para qual área a pessoa deve seguir. Evitando engarrafamentos de veículos na entrada do seu prédio e as pessoas não correm risco de se perder dentro da empresa. 

  • Rigor nos protocolos de entrada e saída de materiais

Um dos maiores problemas para quem tem armazéns, ou estabelecimentos que comercializam mercadorias é fazer um controle preciso da movimentação constante de pessoas e veículos.

O controlador de acesso é responsável por realizar toda fiscalização que estiver descrita, como pedir para olhar malas de veículos e até a verificação de bolsas e sacolas. 

  • Controla e evita possíveis aglomerações

Caso seja identificado situações  em que haja o acúmulo de pessoas, o controlador de acesso está apto para evitar que uma aglomeração se forme na frente do estabelecimento. Por ser treinado, sabe trabalhar de maneira eficiente para que o problema seja resolvido sem alterar os ânimos e comprometer toda a situação.

  • Ambientes mais seguros e protegidos de possíveis depredações e furtos

Embora não seja um vigilante, seu trabalho é fundamental para identificar possíveis intrusos, cujo objetivo seja destruir/danificar o patrimônio, ou furtar objetos de pessoas que estejam no recinto, deixando o ambiente mais seguro.