A prevenção é uma das principais maneiras de evitar qualquer problema, incluindo acidentes de trabalho. Para garantir o pleno funcionamento do negócio e manter seus colaboradores sempre seguros, nos últimos anos, as empresas têm investido cada vez mais em palestras motivacionais e, claro, o bom e velho treinamento de segurança.

Considerada uma exigência legal, esse tipo de capacitação tem como objetivo promover a segurança e a saúde, evitando falhas no ambiente de trabalho

Aliado à implementação de recursos e à adoção de medidas específicas, o treinamento de segurança pode ser fundamental para prevenir acidentes e auxiliar na tomada de decisão em casos de lesões ou situações perigosas, como incêndio.

Entenda porque você deve apostar em um treinamento de segurança 

O Ministério do Trabalho determina que colaboradores expostos a riscos recebam, obrigatoriamente, treinamentos de segurança. De acordo com a Lei, acidente laboral pode ser definido como aquilo “que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho (…), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Diante deste contexto, é importante conscientizar os colaboradores sobre os riscos inerentes à função que desempenham e ajudá-los a identificar formas de prevenir acidentes durante a realização de atividades diárias. É aí que entra o treinamento de segurança.

Ainda que seja uma obrigação da empresa, a capacitação traz benefícios, também, para os empregados. Afinal, além de prevenir acidentes e proporcionar o bem-estar de todos, a ação ajuda a:

  • Identificar ações e tomar decisões rápidas em casos de acidentes inevitáveis, como incêndios.
  • Reduzir custos.
  • Evitar o afastamento de funcionários por lesões.
  • Aumentar a produtividade e a qualidade do serviço.
  • Melhorar a atenção no ambiente de trabalho.
  • Aumentar a credibilidade da empresa perante funcionários e mercado.

Tipos de treinamento

As capacitações podem contemplar assuntos relativos às Normas Reguladoras do Ministério do Trabalho, como a NR-17, NR-05, NR-33 e assim por diante, além de higiene ocupacional, psicologia do trabalho, entre outros – também fundamentais para evitar danos e reduzir os riscos.

Para garantir que os treinamentos tenham o efeito esperado, no entanto, é preciso apostar na contratação de profissionais capacitados e com especialização no setor. Somente dessa forma a empresa poderá oferecer medidas completas e treinamento de segurança para seus colaboradores, permitindo que eles gerenciem riscos e atuem de forma preventiva.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o nosso blog e aproveite para ler nosso artigo sobre os cuidados com a saúde mental durante a segunda onda da pandemia.