Desde 1990 é promovido a campanha do Outubro Rosa e o seu principal objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de mama. Nesta data, o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e isso fez com que a campanha fosse representada pelo símbolo.

Durante o mês de outubro, são realizadas diversas ações ao redor do mundo para que mais pessoas tenham conhecimento sobre a importância de debater sobre o assunto. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a cada ano triênio são diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama. 

A Campanha do Outubro Rosa 

Uma das maiores campanhas promovidas internacionalmente é o Outubro Rosa.

Em todo o mundo, ONGs, instituições públicas e privadas, reconhecem o valor do Outubro Rosa e realizam ações para promover a importância da realização do exame de prevenção ao câncer de mama. 

Durante muito tempo o exame de prevenção ao câncer de mama foi um tabu entre as mulheres. O câncer de mama além de ser uma doença muito difícil de enfrentar e com várias barreiras que afligem a saúde da mulher, também interfere na autoestima da mulher.

O Outubro Rosa, além de conscientizar mulheres de todo o mundo a realizarem a prevenção, apoia, oferece suporte e força para as mulheres que estão enfrentando na pele as dores do câncer de mama.  

O movimento é muito importante para acolher as mulheres na sociedade e mostrar que independente da doença que ela está enfrentando, ela não está sozinha nesta luta.

Casos de Câncer de Mama no Brasil 

No Brasil, a campanha de conscientização para o combate ao câncer de mama Outubro Rosa é muito popular e a cada ano que passa, mais pessoas são impactadas pela mensagem que ela transmite.

Esse tipo de câncer é o mais comum em mulheres com a partir de 50 anos de idade. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, estão concentrados os maiores casos de óbitos, sendo em 2015, 15,26 e 14,56 para cada 100 mil mulheres.

Além da realização do exame de prevenção ao câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, uma mulher pode reduzir em até 28% as chances de desenvolver a doença na adoção de atividade física e hábitos saudáveis no dia a dia.

Não deixe de procurar ajuda 

O diagnóstico precoce de câncer de mama fornece para a mulher 95% de chance de cura e é por isso que é muito importante ficar atento aos sinais e procurar ajuda quando necessário.

Mulheres acima de 50 anos precisam realizar o exame de mamografia pelo menos durante um intervalo de 2 em 2 anos. No SUS, é possível mulheres com até 40 anos realizarem a mamografia de maneira gratuita.

Não deixe o tempo passar. Coloque a mamografia em dia neste mês e compartilhe a importância do Outubro Rosa para a população geral.