Já pensou no prejuízo financeiro e na degradação da imagem do negócio se um consumidor se deparasse com baratas, formigas ou outros animais nocivos no seu estabelecimento? Além de obrigatório, o controle de pragas em estabelecimentos comerciais é muito importante para garantir o conforto, a higiene do ambiente e evitar contaminações.

Os clientes que frequentam diretamente os estabelecimentos, independentemente da área e segmento, são exigentes quando o assunto é higiene, limpeza, manutenção do lugar e atendimento. Por isso, veja a importância de manter o ambiente limpo e com um serviço de controle de pragas constante.

O que a lei diz sobre o controle de pragas em estabelecimentos comerciais?

O controle de pragas em estabelecimentos comerciais é assegurado por lei. O artigo 5º da lei 7.806/17 obriga a desinsetização (dedetização contra insetos) e a desratização (dedetização específica contra ratos) em diversos estabelecimentos em geral, como indústrias, empresas transportadoras e exportadoras, além de armazenagens, hospitais, clínicas, escolas, universidades, entre outros. Essa obrigatoriedade deve seguir as normas específicas da ANVISA.      

Na dedetização é preciso que haja um conjunto de ações e controle químico para manter todas as instalações, edifícios e equipamentos livres de pragas urbanas. E, para isso, a empresa especializada realiza um processo pré e pós-tratamento de modo a evitar que ferramentas específicas sejam danificadas ou infectadas.

A importância desse serviço para o seu estabelecimento 

A importância do procedimento está no próprio termo, afinal manter o controle de pragas em estabelecimentos comerciais é o real objetivo. No entanto, o processo vai além disso, pois tem outros problemas relacionados que podem ser evitados, como:

  • Questões de saúde: a proliferação de pragas urbanas em um estabelecimento pode provocar a transmissão de doenças.
  • Conforto e bem-estar de colaboradores e consumidores: tanto os funcionários quanto os consumidores devem estar livres de contato com pragas urbanas. Portanto, o procedimento de controle contra isso favorece o bem-estar e conforto de ambos os lados e mantém a produtividade da equipe;
  • Imagem do negócio: a reputação do negócio também está em jogo, uma vez que a falta de higiene e controle de pragas em estabelecimentos comerciais pode gerar momentos bastante incômodos, impactando na divulgação de problemas encontrados no estabelecimento e na imagem do negócio.

O serviço de limpeza no controle de pragas em estabelecimentos comerciais

É muito importante entender que o serviço de limpeza é aliado do controle de pragas em estabelecimentos comerciais, uma vez que a higienização é a base para evitar a proliferação desses animais nocivos.

Portanto, é ideal que haja uma limpeza rigorosa e constante do lugar, higienizando e organizando tudo para evitar que certos cantos sejam propensos a infestação de pragas. Quando não realizada, o estabelecimento se torna ainda mais vulnerável aos animais nocivos.

Ou seja, para que o procedimento de controle de pragas em estabelecimentos comerciais seja eficiente, é preciso seguir a legislação, as normas estabelecidas e ter um olhar clínico sobre a situação e diagnóstico do lugar. 

Por isso, é muito importante contratar uma empresa especializada e o Grupo Conservo promove o combate definitivo desses insetos, com mão de obra qualificada e equipamentos modernos. Que tal evitar prejuízos com isso no seu negócio? Entre em contato agora mesmo para traçar um plano de ação!