A atual situação pandêmica está impactando várias pessoas, sobretudo em termos profissionais. Muitos tiveram que abandonar o trabalho presencial e adotar a forma remota. Os que continuaram trabalhando presencialmente, encontraram dificuldade de locomoção, principalmente no período inicial da pandemia. Por todos esses problemas, é fundamental estimular a empatia no ambiente de trabalho.

Ter empatia é pensar no próximo. É oferecer ajuda e contribuir com uma palavra amiga ou incentivo. Durante esse período difícil, marcado pelas perdas e pelo abalo na saúde mental, ter empatia no ambiente de trabalho é necessário.

Com isso, elaboramos esse artigo para te mostrar o quanto é importante você ser empático com o colega da sua empresa. Lembre-se: pequenas ações podem significar muito para o próximo!

Os benefícios do uso da empatia no ambiente de trabalho

Para ter empatia no ambiente de trabalho é preciso se colocar no lugar do outro, além de compreender a perspectiva da pessoa. Em se tratando de um ambiente profissional, a empatia é considerada um pilar fundamental da inteligência emocional implementada na gestão de equipes.

Quando a empatia no ambiente de trabalho existe, a felicidade e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores aumentam consideravelmente.

Com o crescimento do home office, ou trabalho remoto, a proximidade foi afetada. Por isso, é importante perguntar se o colega está bem e oferecer ajuda quando necessário.

A empatia no ambiente de trabalho também proporciona outros benefícios. Veja alguns deles:

Aperfeiçoa o ambiente profissional

Nem sempre as pessoas estão bem-dispostas ou o trabalho sai como desejado.

Nos momentos de frustração por parte de algum colaborador, é importante que você, como colega de equipe ou gestor, mostre empatia no ambiente de trabalho, para que o funcionário consiga se recuperar e seguir adiante, melhorando o seu humor e, consequentemente, alcançando bons resultados.

Os atritos diminuem consideravelmente

A falta de comunicação é uma das principais responsáveis pelos atritos dentro de uma empresa.

Além disso, podemos destacar outros problemas como a competitividade exagerada entre os colaboradores e os conflitos de ideias e concepções. A empatia no ambiente de trabalho consegue resolver esses gargalos. Assim, todos irão trabalhar em prol de uma melhoria efetiva.

Melhora o trabalho de gestão de equipes

É natural que um ambiente profissional seja marcado por metas e resultados a curto prazo. Por isso, o nível de estresse por parte dos funcionários pode ser altíssimo.

Nessa hora você deve demonstrar empatia e oferecer ajuda ou uma palavra amiga, pois certamente o colaborador sentirá a necessidade de desabafar com alguém.

Saiba como praticar a empatia no ambiente de trabalho

Agora que você conhece os benefícios, vamos mostrar como você pode praticar a empatia no ambiente de trabalho. Com pequenos gestos, você consegue!

Escute o interlocutor

Uma das formas mais eficazes de estimular a empatia no ambiente de trabalho é praticar a escuta ativa. Isso significa dar mais atenção para o interlocutor durante uma conversa. Portanto, deixe a pessoa desabafar e expor os seus sentimentos. Você só conseguirá orientar ou aconselhar, após ouvir com clareza todo o desabafo.

Seja mais flexível com as pessoas

Saber ser flexível no trabalho é dar tempo e espaço para a outra pessoa. Assim, ela terá um tempo para relaxar e esvaziar a mente. Para ser mais flexível, o ideal é evitar decisões arbitrárias e abandonar o discurso autoritarista. Além disso, é importante conhecer as virtudes e os limites de cada pessoa. Assim, você saberá onde cada um pode chegar.

Siga as dicas e estimule a empatia no ambiente de trabalho

Como você viu ao longo do artigo, estimular a empatia no ambiente de trabalho é fundamental para que as pessoas possam trabalhar com alegria, em sinergia e, consequentemente, obter bons resultados.

Em tempos de pandemia é preciso saber que a saúde mental do próximo pode estar abalada e por isso, a cordialidade é ainda mais importante.

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